Turismo deve ficar com PMDB; surgem os primeiros nomes para a Saúde em Ilhéus
Exclusivo. Fontes próximas ao prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, garantem: a indicação do futuro secretário municipal de Turismo caberá ao vice-prefeito eleito, Cacá Colchões. Indicado pelo PMDB para compor a chapa, Colchões teria a seu favor o fato de o seu partido ter o comando do Ministério do Turismo, condição que facilitaria a busca de recursos federais para a promoção do setor. Os prováveis nomes, no entanto, ainda não foram apresentados a Jabes que teria feito algumas exigências sobre o perfil do indicado.
Já para a estratégica - e sensível - pasta da Saúde, os nomes já estão colocados sobre a mesa. Há pelo menos uma certeza: o ex-secretário Paulo Medauar - que sempre foi uma pessoa de confiança de Jabes - não ocupará a pasta. Os nomes que estão sendo apreciados pelo prefeito são do ex-reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Joaquim Bastos; e do atual chefe da 13a. Ciretran, José Antônio Ocké. A este segundo, Jabes já teria, inclusive, aconselhado a "se atualizar sobre procedimentos de licitações e gestão pública".
Joaquim Bastos, um nome do PDT, teria seu favor os resultados eficientes na área administrativa da Uesc e enfrentaria com tranquilidade um setor "viciado" e cheio de padrinhos. O enfrentamento é uma característica a favor do ex-reitor. Já Ocké, que já foi diretor-financeiro da secretaria, teria a seu favor, o imediato conhecimento da pasta, além de ser considerada uma pessoa não muito disposta a oferecer concessões a apadrinhados. Há um outro nome que corre "por fora": o da enfermeira Ana Fontes. Técnica competente, Ana é esposa do diretor da Rádio Santa Cruz, Hamilton Floresta Fontes.